O trabalho com o blog, nos permitiu obter uma interação mais abrangente com o meio tecnológico: a internet. Adquirimos maior autonomia em relação a que tipos de textos seriam trabalhados, e como eles seriam organizados e estudados, de acordo com as nossas intenções.
Com a criação do blog, condeguimos assimilar e conhecer melhor as informações presentes na rede. A aprendizagem sobre os assuntos tratados, se deu de forma mais rápida e eficaz, afinal, cabia-nos selecionar e verificar o que era mais coerente para o contexto; nós mesmas éramos as descobredoras de informações.
Essa tarefa de criação do blog, destacou a impotância das Novas Tecnologias de Informação para o processo de ensino/aprendizagem, despertando no aprendiz um papel ativo no âmbito educacional.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Troféus
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVArAOYJstM3yWHHtheV_RTsUP-0FqUvMvmg6F1v747jVQfFInIG_kwkeu-h8NOM9mFmDq_OWSStD0Y-7164SC_zgb-5pg0RwGaNmDwKnd8HIYWKWzbZzu9s8Cvg-ii9uuqN0Z7k3_G_A/s320/240px-Jules_Rimet_replica.jpg)
Taça Jules Rimet
Taça Jules Rimet era o prêmio original da Copa do Mundo. nomeada de "Vitória", mas conhecida simplesmente como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi oficialmente renomeada em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. Criado por Abel Lafleur, feito de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35cm e pesando 3.8 kg. Tinha a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nice, deusa grega da vitória.
Durante a Segunda Guerra Mundial o trofiéu fcou com a Itália. Ottorino Barassi, o vice-presidente da FIFA e presidente da Federação Italiana de Futebol, escondeu-a numa caixa de sapatos debaixo de sua cama temendo que ela fosse roubada pelos nazistas.
Contudo, a taça acabou sendo roubada duas décadas depois, durante uma exibição pública no Westminster Central Hall, Inglaterra, quatro meses antes da Copa do Mundo FIFA de 1966. A taça só foi encontrada sete dias depois, embalada num jornal numa cerca-viva de um jardim em South Norwood, Londres, por um cão chamado "Picles". Por uma medida de segurança a FIFA secretamente criou uma réplica da taça para ser usada nas celebrações pós-partida final. A réplica também foi usada em ocasiões subsequentes até 1970. A mesma foi vendida num leilão em 1997, comprada pela FIFA depois exibida no Museu Nacional de Futebol em Preston.
Troféu da Copa FIFA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh73Iw-d2t6AvjRdnT2RL8SlEMnxtCYateSfvBauzDq_SDZrPSURPNmiX6ILTGuWNV6k-2X9Le_fViLbZd2L_EUdjQsNXSplKmldGzv6cQwaX8wRjlQ3YsIuWK7g8u8l7HJRMYsHus4x7w/s320/200px-FIFA_World_Cup_Trophy_2002_0103_-_CROPPED-.jpg)
O troféu que substituiu a Taça Jules Rimet foi a Taça FIFA, apresentada na Copa do Mundo FIFA de 1974. Criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni, mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6.175 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.
A taça tem visivelmente gravada "Copa do Mundo FIFA" em sua base. O nome de cada país que tenha sua seleção ganho a Copa do Mundo FIFA tem gravado seu nome na base da taça. Até o momento sete campeões foram gravados. Não se sabe ainda se a FIFA vai retirar a taça após todos os espaços para os países serem ocupados na base; isso só ocorrerá em 2038.
Ao contrário da taça Jules Rimet, a Taça FIFA não ficará em definitivo com nenhuma seleção mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, assim sendo ela ficará em poder da FIFA.
Antes que isso aconteça, o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica da original.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii4diIQtcSbTEzZrSdWdsfwNMsEM85pi8YZHlWcJxR7nucQZ-2Y4Az68l8U9e0ZD5rwn2mDsGo2xDPBltV7lIUYKxpyTyHLdXyZumfCepFgEQi5xD6gtkMNg2CYMal6dkP6jkf9gG4OXQ/s320/ta%C3%A7a.jpg)
O melhor da Copa
Quando se fala em Copa do Mundo; o Brasil inteiro se agita, o coração se enche de euforia e vem logo a memória as emocionantes partidas, que trazem a todos uma magia inexplicável.
E nada melhor do que uma música para representar a alegria dos povos; a organização da Copa do Mundo Fifa de Futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música remixada "Waving flag" (Bandeira ao vento, em Português) , do cantor somaliano naturalizado canadense K'Naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca- Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. Veja agora um vídeo que fará você entrar em contagem regressiva para o hexa.
E nada melhor do que uma música para representar a alegria dos povos; a organização da Copa do Mundo Fifa de Futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música remixada "Waving flag" (Bandeira ao vento, em Português) , do cantor somaliano naturalizado canadense K'Naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca- Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. Veja agora um vídeo que fará você entrar em contagem regressiva para o hexa.
Homenagem da Nike aos grandes jogadores da história das Copas!
A Nike deu início às ações publicitárias para a Copa do Mundo em grande estilo, com o filme Write the Future (Escreva o futuro). Segundo a Nike, o filme é uma das melhores produções da marca e tem por finalidade homenagear os jogadores que patrocina.
O comercial de três minutos, conta a história de jogadores como Cristiano Ronaldo, Landon Donovan, Wayne Rooney e Ronaldinho Gaúcho e a fama ou fracasso que dependem da atuação durante um torneio fictício. O filme foi dirigido pelo diretor e produtor de Hollywood, Alejandro Gonzalez.
O comercial de três minutos, conta a história de jogadores como Cristiano Ronaldo, Landon Donovan, Wayne Rooney e Ronaldinho Gaúcho e a fama ou fracasso que dependem da atuação durante um torneio fictício. O filme foi dirigido pelo diretor e produtor de Hollywood, Alejandro Gonzalez.
Os Dez Piores Times da História das Copas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj77ZavHqBxvOE3KSQjcz-mKZdJV_7p-nFvBzFdROScsEtjj2Q_LnIUbYSOid_Tu1hK8VgGjiK4hC3K0qXxOYlZt-H2APw2g1Nj-QqpBHYmEqpoLVnbLi3-kuPtiJboe8XdU5hPKPnDEJ0/s320/China.jpg)
1 - China de 2002
O primeiro mundial dos chineses, coincidentemente disputado em seu continente, não traz as melhores recordações aos torcedores da nação mais populosa do planeta. Em um grupo relativamente difícil, a China tinha possibilidades de pontuar ou de marcar gols nas equipes medianas do Grupo C (Turquia e Costa Rica, já que o Brasil era o franco favorito). Além da goleada sofrida diante da Seleção por 4 a 0, mais duas derrotas, sem o direito de balançar as redes adversárias. Na classificação geral de 2002, a China só não esteve pior que a Arábia Saudita.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFfDyq5H88Z_ZxDbExam9gq8dv3Amc7M9INLYiPMET0zuOBrJgvRXrX-wHs_VDpm5qPfuSL4lRugYb0wBYzZgHzbmBPfMFIAB3NcZKuLsKACMhDk0fOYRdQup8W_joOG0XyNNfEVMa4MM/s320/El+SALVADOR.jpg)
2 - El Salvador de 1982
Os salvadorenhos chegaram ao Mundial da Espanha dispostos a melhorar a sua primeira participação em Copas, 12 anos antes, quando deixaram o México sem marcar pontos. Mas a história se repetiu, com um agravante: El Salvador figura negativamente na história das Copas como a equipe que sofreu a maior goleada, quando levou 10 a 1 da Hungria, do zagueiro Sándor Sallai (esq., disputou as Copas de 1982 e 1986) – que não era nem sombra da equipe vice-campeã do mundo em 1954. No total, foram 13 gols sofridos nas três partidas, com apenas um tento marcado – o único da equipe salvadorenha na história do torneio – pelo atacante Luís Ramirez.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiajL0AReHvpNX0LYOZEJwW71sGkr_xw64NzqXgS8W0XuWkUt4TDCMdl_xlwyl2h548ZclGHDUitNPPOVw99EZ8agXoLjkdxpanAvpFfzWXiHIA4fBMVv7LgRbK6mrINzdL7OiBruTA2WQ/s320/coreia+do+sul.jpg)
3 - Coreia do Sul de 1954
Equipe que mais disputou mundiais depois de seleções europeias e sul-americanas (oito no total), a Coreia do Sul fazia sua estreia em 1954, onde enfrentou um vôo cheio de complicações até a Suíça para enfrentar logo de cara a poderosa Hungria, invicta há quatro anos e campeã olímpica de 1952. A goleada por 9 a 0 não foi surpresa aos sul-coreanos. Na despedida daquela Copa, outra goleada sofrida diante da Turquia (7 a 0) e a marca de equipe que mais sofreu gols em uma edição (16 gols). Após a reles participação, a Coreia do Sul só voltaria a disputar o torneio em 1986 (onde conseguiria seu primeiro ponto no empate por um gol com a Bulgária) e alcançaria a primeira vitória em 2002 (2 a 0 contra a Polônia).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQedXNP9DUXnFWj2Pj-jTrjDZ7k3HuhTHmfXWP9zkzIvyC_jzI27ot-k5sqA1oDNoy8sWyZouH_0qnzfeVRRP5oUlt2oOMuq9sEAeaHoqo8l3_1Kp4zysYISuXnc89YzfdPzQUYzk0jCc/s320/bolivia.jpg)
4 - Bolívia de 1950
Na segunda participação boliviana em Copas (a primeira foi em 1930), a Bolívia tinha sua “melhor chance” de passar à próxima fase do torneio. Isso porque os bolivianos “só” precisavam vencer os uruguaios para conseguir a classificação, já que as outras equipes do Grupo 4 (Escócia e Turquia) haviam desistido de participar do Mundial sediado no Brasil, o que deixou o jogo com ares de decisão. Mas coube a Miguez, Schiaffino, Vidal, Pérez e Ghiggia marcarem o início da arrancada uruguaia rumo ao bicampeonato mundial, com a goleada por 8 a 0 sobre os bolivianos, em partida disputada no Estádio Independência, em Minas Gerais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHaKWMHwjXUfr1sNLXTOS8pQhb7nc50bvmDYwvpvXMaBgEmFfgQOWs6bzjK-vdr9vyThgezI90bUhXIZY6A5JAG7Beif5gHQZiBf4x40ktQvZo6Nuk4MiCfQoc6jKweII1nyNpvi7NZS4/s320/zaire.jpg)
5 - Zaire de 1974
Em sua única aparição na história das Copas, o Zaire proporcionou momentos distintos em 1974. Ostenta a marca de ter sofrido a segunda maior goleada em Mundiais (ao lado da Coreia do Sul, em 1954), na derrota diante da Iugoslávia por 9 a 0. Além disso, protagonizou um dos lances mais bizarros da história do torneio, na derrota diante do Brasil por 3 a 0. Antes de cobrança de uma falta em favor dos brasileiros, o zagueiro Ilunga Mwepu correu em direção à bola, chutando-a para longe, logo após o apito do juiz. Depois de muitos anos, o defensor disse que a atitude foi fruto do nervosismo, já que o elenco havia sofrido ameaças do ditador do Zaire, caso a equipe perdesse aquele jogo por mais de três gols de diferença.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-IGt7I0q5AKhuyu4lyNjZZaJyXuXAuBRsZKn1jpKrEHTxRJOEwm-glY_lKTQ3-EbgjP7xRumstVwug1y-fZdgL-d2aq0SEz9-QiM0cBrMhh4_1Oi4SrvjakvGyeEi2-5sTZwTMkP45oY/s320/emirados+arabes.jpg)
6 - Emirados Árabes Unidos de 1990
A única aparição desta seleção árabe em Copas do Mundo não traz boas recordações. Zebra de um grupo que contava com boas equipes como Iugoslávia e Colômbia, além da tradicional Alemanha, a frágil defesa da equipe sucumbiu com 11 gols em três partidas – duas delas, por goleada – ostentando a marca de pior seleção daquele torneio. Mas um integrante daquela delegação, particularmente, viveria um momento totalmente oposto na Copa seguinte: Carlos Alberto Parreira, que treinou os Emirados Árabes em 1990, estava no comando do Brasil tetracampeão mundial em 1994, que colocou fim a um jejum de 24 anos sem títulos em Mundiais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWTKBMhs1k8lklSsmz_9cx9doDBHULFMJykgSjxULishkiDR4h5s-L53gRvG2l8YI8y6t_fqhpIAwW3SFzChI0HVRZWoOLpuO_e4uiZ-pJ4b9li7SL1Q7joFdtgCUDpS7nf-hCEm2m4Ts/s320/haiti.jpg)
7 - Haiti de 1974
Outra estreante em 1974, a participação da equipe no início do torneio parecia promissora: saiu na frente da então vice-campeã Itália, na primeira partida do Grupo 4, com gol de Sanon sobre o consagrado Dino Zoff. Porém, a equipe acabou levando a virada (perdeu por 3 a 1) e terminou aquela Copa com 14 gols sofridos em três jogos – goleadas por 7 a 0 e 4 a 1 diante de Polônia e Argentina, respectivamente. Além das derrotas, outra marca negativa daquela equipe foi a descoberta do doping do meia Ernst Jean-Joseph - o primeiro registrado na história do torneio - pelo uso de efedrina. Acusado pelo então ditador haitiano Jean-Claude “Baby Doc” Duvalier de manchar o nome do país no exterior, Joseph foi torturado e ficou preso por dois anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGdZ8GvWYg9tCofivoO1mbqRUUOFwxOcNXyqcSphvojrNor-gdKjtPUJcxQWAuft3dYDO3UMR49jB12LwftBUcEdndITznPvLkd0jON9JrogUXWHWu5RFdusEn9Np1v9BtodcH-hUD2EM/s320/arabia+saudita.jpg)
8 - Arábia Saudita de 2002
Uma das equipes asiáticas mais tradicionais em Copas (participou de quatro consecutivas entre 1994 e 2006), a Arábia Saudita fez a pior de suas participações em Mundiais na Coreia do Sul e Japão em 2002, quando foi eliminada após sofrer 12 gols na fase de grupos e não marcar um tento sequer. O pior dos vexames se deu contra a Alemanha, na goleada por 8 a 0, que ajudou Miroslav Klose a ser um dos vice-artilheiros daquele torneio: dos cinco gols do atacante em 2002, três foram anotados diante dos sauditas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh210yVMdarGB5XSZEI30MqfqLNLwWylJKw3fnmsAegu0gw9J7ZpyWPXQjO6vDr6x6YnfuTkBzX3ZUmEt_qRgoZn_bSIczPq-2u0gb-RLZXZf2ddmRuXijvS3NglpTKWPOQliCaXUboAdg/s320/grecia.jpg)
9 - Grécia de 1994
A caminho de seu segundo Mundial, a Grécia de 2010 quer apagar a má impressão deixada em 1994quando saiu dos Estados Unidos sem marcar um ponto ou gol sequer, perdendo as três partidas do Grupo D, que ainda tinha Argentina, Nigéria (coincidentemente, dois dos adversários dos gregos no Grupo B, em 2010) e Bulgária. A situação daquele time era tão crítica que o técnico Alketas Panagoulias utilizou os três goleiros do elenco (Minou, Karkamanis e Atmatsidis) nas três partidas da Grécia naquela Copa, fato raro na competição. Curiosamente, o técnico atual da equipe, Otto Rehhagel, convocou 13 defensores entre os 30 pré-selecionados, mostrando a preocupação dos campeões da Euro 2004 em não repetir novo vexame no Mundial.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMSHPYcj0Z5RzPIoADXPrDqP1gww_r7BhWEyPZG35trrkAOYVJAd4V3T853oXL0BbkYbcHHbUh3V9HUDh5pM7TpcH1aoi3Mfj-ThJEIDOdFXP_9rTnqOjhf5QGa1Wv8cvsfvPh9TUzZxE/s320/servia+e+montenegro.jpg)
10 - Sérvia e Montenegro de 2006
Na única participação do último resquício da antiga Iugoslávia, a seleção de Sérvia e Montenegro estava no Grupo C em 2006, ao lado de Argentina, Holanda e Costa do Marfim, naquele que era considerado o “grupo da morte”. No bom elenco comandado pelo técnico Ilija Petkovic, nomes conhecidos no futebol europeu como Stankovic, Vidic e Zigic, por exemplo. Mas na prática, aquela equipe (que curiosamente, disputou o torneio por uma nação que já não existia mais, visto que a união dos Estados foi dissolvida a poucos dias da Copa) ofereceu pouca resistência, ao perder as três partidas que fez - goleada pela Argentina por 6 a 1 e derrotas para a Holanda (1 a 0) e para a estreante Costa do Marfim (3 a 2).
Os Mascotes das Copas
Leopardo "Zakumi" será a mascote da Copa da África do Sul.
A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo começou na Copa do Mundo da Inglaterra, de 1966, há mais de 40 anos, de lá pra cá todas as Copas foram representadas. Zakumi, é o nome do mascote da África do Sul 2010.
"O Zakumi representa a população, a geografia e o espírito da África do Sul. É um mascote que personifica a essência da Copa de 2010", explicou Jerome Valcke, secretário geral da Fifa. "Estou certo de que nos divertiremos muito com ele durante o aquecimento para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", emendou.
Conheça todos os mascotes da história das copas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicHFDj127R0cqDnFkHk3wHdJHPmiTfhHIHHwH7FJp7PD3Q2nPvb-tUWcx_dIWvwDxpJDPDV3auy-_7BjdTkZnOfGnaITZ4orAo-ZNDHBbwBYuCkmJ2Gz9HYHCm1Rpt1bDGhaR-2u4g7MY/s320/mascote-da-copa-1966.jpg)
Willie
Mascote da Copa de 1966
Inglaterra
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzydDZ3JSeJwaTyfpDMpJmqidSuxfk-mgV94ysdKc_BS08448wSBO_jPUVT4OQhj9qP6AqMcEPPB3a7puan0HN9UENR7OZnTBExc-R27595c5Ts0FH3JzcKktH6sIlVTPP4u_Hfofylcw/s320/mascote-da-copa-1970.jpg)
Juanito
Mascote da Copa de 1970
México
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYRjqapasXq-_3Hd07RLzsmBwaKiPUa3wmVRpVRnM8TqnE1IQ1NKSSrRMLzDNA2YtyvyERmc9TIcF8LCM9cmPZ1rDS8StYitQBxQ3Q2YFskdX6c3acTBWpNU3vKLm7BXDoDVrmyluPqrg/s320/mascote-da-copa-1974.jpg)
Tip e Tap
Mascotes da Copa de 1974
Alemanha Ocidental
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI_sSE_mfirv_lwAMlFUtezr5-qAPCNJzsE_KxyAvQSsZ7zLeZ6FuKD_582P-lRgCrS6SlIzTRA5CxwcebdXeno1vu8ePkR-qOIqWolR8MJxmRi3bhzMzhawtW61N8ggJKB6yMZtOZvO0/s320/mascote-da-copa-1978.jpg)
Gauchito
Mascote da Copa de 1978
Argentina
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUzaVyoY42pqfs3RNYle3z01_2FnXQ0GFu8H_9jUQJf9Buqhug4ekSOyBUkZIoRyCDTeojMQWdk7tRv-UU9_Xip724NR1-mpQCe07QxwxeY2Omk-nBNNWCyF37OGdAKMUHPEyp1dzIvlM/s320/mascote-da-copa-1982.jpg)
Naranjito
Mascote da Copa de 1982
Espanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHnqKaCdsROO8ca9gI58B5awrC1nSjK3b2kyLo2HBDkndm6XGBePLvNMvhmWvTeYaxh0tdha4T7qDMOIs3CBQZ16U_j_SKxcBVXDwi10RSdRXN3d49-Q5kdIA3EBeAhD6-rO2UJ0dFwME/s320/mascote-da-copa-1986.jpg)
Pique
Mascote da Copa de 1986
México
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC_ycaPoWy8aT4bvd61BC5dFWJM3csP3gE-zOyFwbdwXZGCl6bFr7kcxp5A4e0IvkCyhdsvh-vIxxX26oY6_2KqWjoGohr429LZWZAJ3Nc8bHGsrR2susVqEH1pVEsDa6h4VDI7uOxNjI/s320/mascote-da-copa-1990.jpg)
Ciao
Mascote da Copa de 1990
Itália
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7wqiMi22rq60Icb99F5rSIjiUpwOfNCKNqQSahDozGsFrz-NXLPei10ZE_lH2TQhs8gtXfwGFbe4mder1pMoYC633qEV5duLXSVDyuDhUKQjdx6F8t4RDqSZ2Dfwt8fgBr-8KrEmC-hc/s320/mascote-da-copa-1994.jpg)
Striker
Mascote da Copa de 1994
Estados Unidos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigZkUzWn4xnHG_9bYteoa-pbpV7kNxv3oSikpCNAmoo4gdjmvrXbSmUWMX66g3ENZhwwOKIijqUHZ0pQa3iJGBosLsHqjsGtuME2TE4POETJ66b_P89oKLZGOqesnNpGkPdzRkQJJe8bc/s320/mascote-da-copa-1998.jpg)
Footix
Mascote da Copa de 1998
França
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaILn8muBvipMIlfqr6pk29v7AAo52ogRQ5f-b8A5GB9gTkty0KkAFfyipApDi8b1OL2rNre1QdCV5rmh4iMZ-MVwhtauoSRzR7BwgqAXV5AYYDIT2a2Fw5PFcajNZpjMigdAeQkbPFv8/s320/mascote-da-copa-2002.jpg)
Ato, Kaz e Nik
Mascotes da Copa de 2002
Coréia do Sul e Japão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCIT-QjvWpcFYwhnHknHNEYo-WJxNeBYGDrOqR3ruwzghtYpscI7PEW0cG3nalJDRo27U5xHq0RWI0CBDNq38JRFJt9hBMyWxRbAfgFkNRFdVGmts4SmK61HF4PNwnwG1ONh-kguKWoXA/s320/mascote-da-copa-2006.jpg)
Goleo VI e Pille
Mascotes da Copa de 2006
Alemanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuhFhX9w1IgLWbGXaWYa3GIvViVoFaNG0ItDsG7mMUhGwrARbuJGw1ygXv-54qNqQZLgzzVY55NCwYa8gioXM2WHmP15ho9QnBwMn-_b5Do9xjd9P9WxNV9LACMYqRDi3kwqWK5CrXD6E/s320/mascote-da-copa-2010.jpg)
Zakumi
Mascotes da Copa de 2010
África do Sul
A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo começou na Copa do Mundo da Inglaterra, de 1966, há mais de 40 anos, de lá pra cá todas as Copas foram representadas. Zakumi, é o nome do mascote da África do Sul 2010.
"O Zakumi representa a população, a geografia e o espírito da África do Sul. É um mascote que personifica a essência da Copa de 2010", explicou Jerome Valcke, secretário geral da Fifa. "Estou certo de que nos divertiremos muito com ele durante o aquecimento para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", emendou.
Conheça todos os mascotes da história das copas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicHFDj127R0cqDnFkHk3wHdJHPmiTfhHIHHwH7FJp7PD3Q2nPvb-tUWcx_dIWvwDxpJDPDV3auy-_7BjdTkZnOfGnaITZ4orAo-ZNDHBbwBYuCkmJ2Gz9HYHCm1Rpt1bDGhaR-2u4g7MY/s320/mascote-da-copa-1966.jpg)
Willie
Mascote da Copa de 1966
Inglaterra
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzydDZ3JSeJwaTyfpDMpJmqidSuxfk-mgV94ysdKc_BS08448wSBO_jPUVT4OQhj9qP6AqMcEPPB3a7puan0HN9UENR7OZnTBExc-R27595c5Ts0FH3JzcKktH6sIlVTPP4u_Hfofylcw/s320/mascote-da-copa-1970.jpg)
Juanito
Mascote da Copa de 1970
México
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYRjqapasXq-_3Hd07RLzsmBwaKiPUa3wmVRpVRnM8TqnE1IQ1NKSSrRMLzDNA2YtyvyERmc9TIcF8LCM9cmPZ1rDS8StYitQBxQ3Q2YFskdX6c3acTBWpNU3vKLm7BXDoDVrmyluPqrg/s320/mascote-da-copa-1974.jpg)
Tip e Tap
Mascotes da Copa de 1974
Alemanha Ocidental
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI_sSE_mfirv_lwAMlFUtezr5-qAPCNJzsE_KxyAvQSsZ7zLeZ6FuKD_582P-lRgCrS6SlIzTRA5CxwcebdXeno1vu8ePkR-qOIqWolR8MJxmRi3bhzMzhawtW61N8ggJKB6yMZtOZvO0/s320/mascote-da-copa-1978.jpg)
Gauchito
Mascote da Copa de 1978
Argentina
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUzaVyoY42pqfs3RNYle3z01_2FnXQ0GFu8H_9jUQJf9Buqhug4ekSOyBUkZIoRyCDTeojMQWdk7tRv-UU9_Xip724NR1-mpQCe07QxwxeY2Omk-nBNNWCyF37OGdAKMUHPEyp1dzIvlM/s320/mascote-da-copa-1982.jpg)
Naranjito
Mascote da Copa de 1982
Espanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHnqKaCdsROO8ca9gI58B5awrC1nSjK3b2kyLo2HBDkndm6XGBePLvNMvhmWvTeYaxh0tdha4T7qDMOIs3CBQZ16U_j_SKxcBVXDwi10RSdRXN3d49-Q5kdIA3EBeAhD6-rO2UJ0dFwME/s320/mascote-da-copa-1986.jpg)
Pique
Mascote da Copa de 1986
México
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC_ycaPoWy8aT4bvd61BC5dFWJM3csP3gE-zOyFwbdwXZGCl6bFr7kcxp5A4e0IvkCyhdsvh-vIxxX26oY6_2KqWjoGohr429LZWZAJ3Nc8bHGsrR2susVqEH1pVEsDa6h4VDI7uOxNjI/s320/mascote-da-copa-1990.jpg)
Ciao
Mascote da Copa de 1990
Itália
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7wqiMi22rq60Icb99F5rSIjiUpwOfNCKNqQSahDozGsFrz-NXLPei10ZE_lH2TQhs8gtXfwGFbe4mder1pMoYC633qEV5duLXSVDyuDhUKQjdx6F8t4RDqSZ2Dfwt8fgBr-8KrEmC-hc/s320/mascote-da-copa-1994.jpg)
Striker
Mascote da Copa de 1994
Estados Unidos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigZkUzWn4xnHG_9bYteoa-pbpV7kNxv3oSikpCNAmoo4gdjmvrXbSmUWMX66g3ENZhwwOKIijqUHZ0pQa3iJGBosLsHqjsGtuME2TE4POETJ66b_P89oKLZGOqesnNpGkPdzRkQJJe8bc/s320/mascote-da-copa-1998.jpg)
Footix
Mascote da Copa de 1998
França
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaILn8muBvipMIlfqr6pk29v7AAo52ogRQ5f-b8A5GB9gTkty0KkAFfyipApDi8b1OL2rNre1QdCV5rmh4iMZ-MVwhtauoSRzR7BwgqAXV5AYYDIT2a2Fw5PFcajNZpjMigdAeQkbPFv8/s320/mascote-da-copa-2002.jpg)
Ato, Kaz e Nik
Mascotes da Copa de 2002
Coréia do Sul e Japão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCIT-QjvWpcFYwhnHknHNEYo-WJxNeBYGDrOqR3ruwzghtYpscI7PEW0cG3nalJDRo27U5xHq0RWI0CBDNq38JRFJt9hBMyWxRbAfgFkNRFdVGmts4SmK61HF4PNwnwG1ONh-kguKWoXA/s320/mascote-da-copa-2006.jpg)
Goleo VI e Pille
Mascotes da Copa de 2006
Alemanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuhFhX9w1IgLWbGXaWYa3GIvViVoFaNG0ItDsG7mMUhGwrARbuJGw1ygXv-54qNqQZLgzzVY55NCwYa8gioXM2WHmP15ho9QnBwMn-_b5Do9xjd9P9WxNV9LACMYqRDi3kwqWK5CrXD6E/s320/mascote-da-copa-2010.jpg)
Zakumi
Mascotes da Copa de 2010
África do Sul
Assinar:
Postagens (Atom)